A história dos brinquedos e das brincadeiras Resgatar os brinquedos antigos, fazendo relações com os brinquedos atuais. INTRODUÇÃO Os brinquedos e as brincadeiras mudaram muito desde os tempos de nossos avós e pais, você já perguntou que brinquedos e brincadeiras seus avós brincavam? Quais eles mais gostavam? O brinquedo retrata usos, costumes, moda, tecnologia de um período. A respeito das brincadeiras e dos brinquedos que hoje as crianças utilizam percebemos que as mesmas são diferentes do tempo de nossos avós e pais. Será que essas brincadeiras eram mais divertidas e criativas do que as de hoje? Será que a tecnologia era tão presente nos brinquedos como hoje? Vamos então entrar nesta aventura e descobrir as brincadeiras e brinquedos usados pelos nossos avós e pais? Tarefa Pesquisar as brincadeiras antigas e elaborar dois cartazes: O primeiro cartaz com cinco dessas brincadeiras pesquisadas, contendo figuras ou desenhos das brincadeiras e um texto sobre a história de cada uma delas. no segundo cartaz você deverá sugerir como brincar com essas brincadeiras nos dias de hoje. Processo 1. Individualmente, pesquisar com pais e avós como eram as brincadeiras no seu tempo de criança. 2. Em grupo de quatro alunos,vocês deverão discutir sobre as brincadeiras pesquisadas, escolher cinco delas para elaborar o cartaz; 3 pesquise na internet, a origem das brincadeiras que seu grupo escolheu , quais os materiais utilizados para brincar com essa brincadeira, e as formas de brincar; 3. Elabore o primeiro cartaz com as figuras e o texto das brincadeiras pesquisadas; 4. Depois vocês deverão estar reelaborando uma nova idéia de como ficaria a mesma brincadeira dos tempos dos seus pais, avós para os tempos de hoje. 5. E elaborar outro cartaz para apresentar suas idéias para a turma. Dentro destes sites vocês poderão fazer a pesquisa das brincadeiras antigas. http://www.saa.com.br/links/linkant.htm http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maxschubert/brincadeiras/TEXTO_BRICADEIRAS_ANTIGAS.html http://www.dad.puc-rio.br/forum/templates/fdad/downloads/cristine_pdf/Por_que_nao_%20brincar_-_Carolina_Lopes.pdf http://www.festlagos.com.br/colunistas.asp?id=196 http://www.e-pauta.com.br/infancia.html http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/137_nov00/html/interdisciplinar |
Há uma ênfase na aprendizagem através do "ver " e "fazer". Assim, mais do que em qualquer outro nível educacional, a aprendizagem é estimulada através da observação, participação e ação do aluno.GIBSON,Robert L.1975
quarta-feira, 23 de maio de 2007
A história dos brinquedos e das brincadeiras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
aqui no teu blog poderias ter colocado apenas o link para a webquest que está lá no site do ESCOLABR.
Sobre a webquest de vocês ficou interessante, mas ela ainda pode ser aprimorada, com mais idéias e recursos. Construindo webquests é que vamos aprendendo como fazer. Espero que tenhas entendido a importância deste tipo de trabalho para que possas organizar várias webquests para trabalhar com teus alunos.
Postar um comentário